sexta-feira, 10 de abril de 2015

Passeata sobre o autismo

Vestidos com camisetas e levando cartazes balões azuis, algumas escolas de Santana do Livramento realizaram na tarde de hoje uma passeata em conscientização do autismo. A concentração iniciou no parque internacional, em seguida as escolas com seu alunos baixaram pela rua dos Andradas com o apoio da secretaria de transito fechando alguma das ruas para manter a segurança até em frente do colégio Rivadávia Correia.




A passeata mobilizou Colégios de Livramento como Cyrino luiz de Azevedo, Alceu Wamosy, Colégio Estadual, Escolinha infantil Pé de moleque e entidade de Rivera Associação de Pais de Autista.






Ao longo do percurso foram distribuídas cartilhas sobre o autismo com orientação e dicas para um relacionamento melhor.  







O Dia Mundial do autismo é comemorado dia 2 de Abril, e tem como objetivo mobilizar a opinião publica sobre a doença e sobre o tratamento realizado nos portadores.


O QUE É AUTISMO
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

SINTOMAS
Os principais sintomas são:

- Isolamento do mundo exterior e recusa do contato com os outros. (Tanto no nível da voz quanto no do olhar).

- Alterações da linguagem que podem ir desde uma ausência total da fala até uma vertiagem ininteligível. Em algumas ocasiões, repetição de fragmentos de frases retiradas de filmes ou que foram escutadas de alguém, estabelecendo verdadeiros solilóquios.

- É uma fala que não se dirige a ninguém, que não é usada nem para comunicar nem para estabelecer um diálogo mínimo.

- Ausência de interação com os outros.

- Ausência de jogo simbólico.

- Estereotipias

- Rituais

- Temor das mudanças e insistência em manter uma imobilidade naquilo que o rodeia.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário